Chuva de meteoros Líridas estará mais intensa nesta semana

Chuva de meteoros Líridas estará mais intensa nesta semana
Foto: David Kingham

O pico será entre a noite do dia 21 e a madrugada do dia 22 de abril

Para quem está procurando o que fazer em casa, uma boa pedida nesta semana será observar o céu. A Líridas, chuva de meteoros que acontece todos os anos no mês de abril, estará mais intensa nesta semana, entre os dias 19 e 23. Para ficar ainda melhor, a lua estará na fase nova e a redução da luminosidade ajudará a deixar os fragmentos de corpos celestes mais visíveis.

O pico será entre a noite do dia 21 e a madrugada do dia 22 de abril. Nesse momento será possível ver entre 15 a 20 meteoros por hora no hemisfério norte e 7 a 15 no hemisfério sul. Especificamente no Brasil, as cidades do Norte e Nordeste terão vantagem, sendo possível ver, em média, 16 meteoros por hora.

O nome “Líridas” vem da constelação de Lira. Essa chuva de meteoros é uma das mais antigas já observadas, com registros de meteoros visíveis datando de mais de 2700 anos, segundo o site EarthSky.

Como ver a chuva de meteoros

Antes de se voltar para o céu, lembre-se de ficar pelo menos 20 minutos sem olhar para o seu celular ou outros pontos de luz para garantir que seus olhos se acostumem com a escuridão. Dessa maneira, será mais fácil de avistar os fragmentos de corpos celestes.

As luzes de áreas urbanas também podem obstruir sua visão. Quem estiver em áreas rurais, com menos prédios iluminados, certamente terá mais sorte.

Observar uma chuva de meteoros é um jogo de paciência. Se posicione confortavelmente em uma cadeira e volte seu rosto para o céu e se prepare para ficar mais de uma hora esperando para ver os objetos no céu.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.