Por que Sabrina foi cancelada?

Por que Sabrina foi cancelada?
Netflix/Divulgação

Quarta temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina será a última na Netflix

Essa semana não está sendo nada fácil para o Archieverse. Depois de Katy Keene ser cancelada após o término da primeira temporada, chegou a vez de O Mundo Sombrio de Sabrina.

A Netflix anunciou o fim da série na noite desta quarta-feira (08) em um tweet que também divulgava as primeiras imagens do último ano de Sabrina. Veja:

Roberto Aguirre-Sacasa, criador da série, já havia divulgado que a quarta temporada seria uma espécie de The Crown “versão demoníaca”. Para quem não está familiarizado, The Crown retrata os bastidores da família real inglesa, com todas as picuinhas de disputa pelo poder. A parte “demoníaca” viria de elementos de terror inspirados na obra do escritor H.P. Lovecraft.

De acordo com o Roberto, a chegada de uma Sabrina (Kiernan Shipka) no final da terceira temporada irá criar uma guerra pelo trono do Inferno entre uma das versões da bruxa, Lúcifer (Luke Cook) e Lilith/Madame Satã (Michelle Gomez), que está esperando um filho do anjo caído.

É uma parte muito legal da Parte 4”, afirmou Aguirre-Sacasa. “A gente brinca com essa versão demoníaca de The Crown, com muita intriga de palácio e brigas pelo poder entre Lúcifer, Lilith e Sabrina. (…) Mas a maior luta é entre Madame Satã e Lúcifer. Essa é a grande história deles desde o começo da série, essa ideia de poder entre eles“, completou o criador ao The Wrap.

Já Sabrina na Terra terá outros problemas, já que Greendale será palco de “batalhas épicas entre o bem e o mal”. Segundo Roberto, “Estamos pegando essas ideias bem antigas e primais de medo e soltando-as em Sabrina, nos Spellman e em Greendale”.

O produtor contou também que “cada episódio terá um grande vilão que represente esse terror e esse medo”. Ao falar sobre o papel de Blackwood (Richard Coyle) no quarto ano, ele contou que “nós veremos Padre Blackwood retomar um pouco do poder que ele tinha na época da Parte 1 por conta dos monstros que ele libertou”.

Por que Sabrina foi cancelada?

Aparentemente, não há uma razão específica para o cancelamento ter acontecido. Diferentemente do que houve com Katy Keene que, nos Estados Unidos, teve uma das piores audiências de toda a programação da CW, Sabrina até que está indo muito bem.

A Netflix parece estar adotando este novo formato para suas produções, com um número de temporadas previamente anunciado e histórias mais enxutas com um final eminente. Vale lembrar de Ozark, La Casa de Papel, Anne With an E e a lista segue por vários outros títulos.

Isso não significa que nós não estejamos arrasados com o final de Sabrina. Sobre a decisão, Roberto contou que “trabalhar em O Mundo Sombrio de Sabrina foi uma honra incrível desde o primeiro dia. O elenco, começando com Kiernan como a bruxa adolescente favorita de todos, foi uma alegria absoluta. Estou muito agradecido à equipe, escritores, editores, assistentes e a todos por derramar tanto amor nesse sonho sombrio“.

O produtor também agradeceu à Netflix, à Warner Bros., Berlanti Television e a Archie Comics por “nos deixarem contar a história que queríamos contar, do jeito que queríamos contar” e acrescentou: “mal podemos esperar para que todos vejam a quarta parte“.

O Mundo Sombrio de Sabrina pode ser salvo?

Em tempos em que Lúcifer, Brooklyn Nine-Nine e Designated Survivor estão sendo salvos, sempre há esperança de que outra emissora possa comprar os direitos de produção da série. No entanto, a Neflix encerra a aventura na quarta temporada.

Por enquanto , também não está claro se algum dos personagens poderia se mudar para Riverdale, já que as duas séries habitam o mesmo universo. Vale lembrar que em um passado não tão distante, havia planos para que Sabrina aparecesse em Riverdale, mas pelo menos por hora, esses planos parecem ter sido arquivados.

Andy Goldwater, CEO da Achie Comics e produtor executivo de Riverdale, disse ao TVLine em 2018: “No momento, não estamos pensando nisso [crossover]… são duas entidades separadas por enquanto“, algo que Roberto Aguirre-Sacasa concordou afirmando que “estamos apenas garantindo que os programas tenham suas próprias identidades e regras próprias“.

No entanto, com o cancelamento de Sabrina, isso pode vir a mudar… Esperamos!


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.