12 clássicos do cinema para você assistir nos streamings

12 clássicos do cinema para você assistir nos streamings
Divulgação

Conheça ou relembre grandes obras da sétima arte

Como uma das formas de artes mais populares de todos os tempos, o cinema é grande responsável por dar vida a universos fantásticos e proporcionar ao espectador variadas emoções e reflexões. 125 anos após sua criação, a linguagem proporcionou a criação de filmes que ultrapassaram as salas de cinema e, à sua forma, mudaram a cultura popular para sempre.

Para você que quer conhecer ou relembrar grandes clássicos dos cinemas, especialmente em período de quarentena, listamos abaixo 12 clássicos disponíveis nos serviços de streaming:

Jurassic Park

Adaptação do livro de Michael CrichtonJurassic Park acompanha um parque temático habitado por dinossauros reais clonados a partir do DNA de insetos pré-históricos. Após o misterioso ataque de um velociraptor a um dos funcionários, o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) e os paleontólogos Alan Grant (Sam Neill) e Ellie Sattler (Laura Dern) são convocados para verificar se o local é seguro. Porém, após uma queda de energia, os dinos escapam e colocam a vida de todos em perigo.

Dirigido por Steven Spielberg, o filme foi um sucesso de público e crítica, levando o Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhor Edição de Som em 1994.

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix, Amazon Prime Video e Claro Video, e para comprar/alugar no iTunesGoogle Play, e Looke.

Curtindo a Vida Adoidado

Curtindo a Vida Adoidado conta o dia em que o jovem Ferris Bueller (Matthew Broderick) decide matar aula com seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e a namorada Sloane (Mia Sara) para curtir um dia fora do normal. A partir daí, o trio pega emprestado uma Ferrari, visita um museu, estádio de baseball e até participa de um desfile de rua.

Curtindo a Vida Adoidado é considerado uma das maiores comédias adolescentes de todos os tempos. Escrito e dirigido por John Hughes, conhecido por produções que marcaram a década de 1980, como Clube dos Cinco Mulher Nota 1000, o filme é lembrado por ser leve e divertido a ponto de se tornar “inesgotável”, podendo ser assistido repetidas vezes sem perder a graça.

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix, e para comprar/alugar no iTunesGoogle Play, e Microsoft Store.

Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança

Lançado em 1977, o primeiro filme de Star Wars se tornou um marco do cinema quase instantâneamente. Lançado no Brasil como Guerra nas Estrelas, o longa conta a história de Luke Skywalker (Mark Hamill), garoto que vive com seus tios na pacata Tatooine, até encontrar dois droides com um pedido de socorro da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) destinada a Ben Kenobi (Alec Guinness), um ermitão que vive nas redondezas. A partir daí, o jovem entra em uma jornada se tornar um Jedi e, ao lado da Aliança Rebelde, combater o terrível Império Galáctico comandado por Darth Vader.

Unindo uma aventura inspirada em filmes de samurai e faroeste, ambientada em um universo de ficção científica com uma sólida mitologia própria, o filme de George Lucas se tornou um verdadeiro fenômeno. Assumindo o posto de maior bilheteria de todos os tempos poucos meses após seu lançamento, o longa foi pioneiro na utilização de efeitos visuais e especiais de última geração, além de inspirar gerações de cineastas de peso. O primeiro filme venceu 6 Oscars em 1978 e ainda recebeu um prêmio de edição de som antes mesmo de a categoria existir na premiação.

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar na Microsoft StoreGoogle Play e iTunes.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Com grandes filmes como Tubarão Contatos Imediatos de Terceiro Grau em seu currículo, Steven Spielberg se firmou com um dos maiores diretores da história com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. No filme, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) parte em uma jornada para recuperar a Arca da Aliança, artefato está sendo perseguido pelos Nazistas, que acreditam que este é a chave para tornar seu exército invencível.

Considerado um dos maiores filmes de ação e aventura de todos os tempos, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida venceu 4 Oscars em 1982 e iniciou uma franquia que atualmente conta com 4 filmes, uma série animada e até jogo de videogame.

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix e Amazon Prime Video, e para comprar/alugar no iTunesGoogle Play, e Microsoft Store.

Exterminador do Futuro 2: Dia de Julgamento

Em 1991, quase sete anos após o lançamento do primeiro filme, James Cameron voltou ao universo de O Exterminador do Futuro com o lançamento de Dia de Julgamento. Responsável pela direção e escrita do roteiro ao lado de William Wisher Jr, o cineasta criou uma nova aventura para Sarah Connor (Linda Hamilton) e seu filho John (Edward Furlong), que novamente precisam fugir de uma ameaça vinda do futuro. Porém, ao invés do ciborgue T-800 (Arnold Schwarzenegger), que os caçou dez anos antes, agora eles devem lidar com o T-1000 (Robert Patrick), exterminador formado de metal líquido que pode assumir qualquer forma.

Lembrado como um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, Exterminador do Futuro 2 foi revolucionário por ser o primeiro blockbuster com captura de movimentos. Vencedor de 4 Oscars em 1992, o filme foi sucesso de público, chegando à terceira maior bilheteria de todos os tempos em questão de meses.

Onde assistir? Disponível no Amazon Prime Video.

Um Príncipe em Nova York

Um Príncipe em Nova York conta a história de Akeen (Eddie Murphy), o príncipe do reino de Zamunda. Prestes a firmar um casamento arranjado, ele vai até os EUA com seu fiel escudeiro Semmi (Arsenio Hall) em busca do amor verdadeiro. Para que sua posição real não interfira, eles se disfarçam como estudantes estrangeiros e começam a trabalhar na lanchonete McDowell’s.

Lançado em 1988, Um Príncipe em Nova York foi um projeto pessoal do já consolidado Eddie Murphy. Uma das grandes estrelas do seriado Saturday Night Live e protagonista de Um Tira da Pesada, o astro teve a ideia da trama, produziu o longa através da empresa Eddie Murphy Productions e ainda foi responsável pela contratação de John Landis, com quem havia trabalhado em Trocando as Bolas, como diretor.

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix, e para comprar/alugar no iTunes e Google Play.

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão acompanha os Corleone, uma das maiores famílias mafiosas de Nova York, que recebe uma oferta para participar de um esquema de drogas dos Tattaglia, um clã rival. Contra o consumo de drogas, o Don Vito (Marlon Brando) recusa o negócio e acaba vítima de um atentado contra sua vida. O comando da família então passa para seu filho Michael (Al Pacino), veterano da 2ª Guerra Mundial que rejeitou os “negócios” de sua família o quanto pode.

Baseado no romance de Mario Puzo, que escreveu o roteiro do filme ao lado do diretor Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão se tornou um marco do cinema graças ao retrato das máfias de origem italiana nos EUA. Com um orçamento de aproximadamente US$ 7 milhões, o longa arrecadou mais de US$ 250 milhões e inspirou a explosão de filmes de gângster durante as décadas de 1970 e 1980. Vencedor de três Oscars, a produção é constantemente homenageada pela cultura pop, desde Os Sopranos Eu, a Patroa e as Crianças.

Onde assistir? Disponível em streaming no Amazon Prime Video, e para comprar/alugar no iTunesClaro Video Microsoft Store.

Cidade de Deus

Cidade de Deus mostra a favela que dá nome ao filme desde a sua construção no início dos anos 1960, passando pelo crescimento do crime organizado no local até uma guerra de gangues nos 1980. Esse retrato é feito através da visão do fotógrafo Buscapé (Alexandre Rodrigues), protagonista e narrador, que tem contato com figuras-chave dessa história, que vão desde os ladrões Trio Ternura, até o traficante Zé Pequeno (Leandro Firmino).

Dirigido por Fernando Meirelles com base no livro homônimo de Paulo Lins, o filme fez história ao levar para o mundo uma parcela da realidade brasileira. Indicado a quatro Oscars, incluindo categorias principais como Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado, a produção recebeu aclamação mundial, recebendo elogios de Martin Scorsese e sendo citado como referência por cineastas como Ryan Coogler (Pantera Negra), Hiro Murai (Atlanta).

Onde assistir? Disponível em streaming no Amazon Prime Video, e para comprar/alugar no iTunes.

Laranja Mecânica

Laranja Mecânica conta a história de Alex DeLarge (Malcolm McDowell), um jovem psicopata com gosto excêntrico por música clássica e ultraviolência. Ao lado de seus amigos, a quem chama de droogies, ele comete crimes bárbaros por diversão até ser preso e passar pela “Técnica Ludovico” em troca da liberdade. Experimental, a terapia consiste em reprimir os impulsos violentos e sexuais do criminoso, o que muda para sempre a vida de Alex na sociedade.

Adaptação do romance de Anthony Burgess, o filme de Stanley Kubrick é lembrado tanto por seu primor técnico, quanto pela abordagem de temas sociais, e também pela violência. Retratados de maneira crua, os crimes de Alex e seu grupo foram amplamente discutidos pela crítica na época, especialmente após acusações de inspirar crimes na vida real. Essa mistura faz com que o filme seja considerado um dos maiores clássicos do cinema, gerando debates sobre até os dias atuais.

Onde assistir? Disponível em streaming no HBO Go, e para comprar/alugar no Google PlayLooke e Microsoft Store.

As Patricinhas de Beverly Hills

Escrito e dirigido por Amy HeckerlingAs Patricinhas de Beverly Hills é nada menos do que uma adaptação moderna do livro Emma, de Jane Austen. Trazendo para os anos 1990 um dos maiores clássicos da literatura, o filme acompanha Cher (Alicia Silverstone), uma patricinha popular de bom coração que decide fazer boas ações em sua escola. Uma delas é transformar o visual de Tai Frasier (Brittany Murphy), uma aluna recém-chegada no colégio, para que ela consiga namorado. Porém, aos poucos Cher começa a perceber que ela precisa de uma transformação interior, especialmente após o aparecimento de Josh (Paul Rudd), o ex-enteado de seu pai.

As Patricinhas de Beverly Hills conta uma bem-humorada história de amadurecimento que se destacou tanto por satirizar clichês do gênero, quanto por ilustrar parte da cultura norte-americana dos anos 1990. Com uma trilha sonora que vai de Supergrass Radiohead, o filme se tornou marcante também por conta de seu figurino, que lançou moda e chegou a ser homenageado por Iggy Azalea no clipe de “Fancy”.

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix, e para comprar/alugar no Google PlayMicrosoft Store e iTunes.

Psicopata Americano

Psicopata Americano conta a história de Patrick Bateman (Christian Bale), um empresário bem-sucedido em praticamente todos os aspectos da vida. Bonito, inteligente e rico, ele é uma espécie de personificação do chamado “sonho americano” com uma grande diferença: ele é secretamente um serial killer.

Dirigido por Mary Harron com base no livro homônimo de Bret Easton Ellis, o filme é uma grande sátira ao estilo de vida superficial dos engravatados de wall-street, altamente glamourizado durante a década de 1980. Equilibrando um humor absurdo com um suspense de tirar o fôlego, o filme tece comentários a respeito de aparências, privilégios e luxo em meio a uma sequência de assassinatos. Como destaque está também seu elenco estelar que, além de Bale inclui Jared LetoReese Witherspoon e Willem Dafoe.

Onde assistir? Disponível em streaming no Amazon Prime Video, e para comprar/alugar na Microsoft StoreGoogle PlayLooke e iTunes.

Alien: O Oitavo Passageiro

Lançado no final da década de 1970, Alien: O Oitavo Passageiro se consagrou como um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. O filme acompanha a tripulação da Nostromo, uma nave espacial que parte para investigar um pedido de socorro enviado de uma lua distante. Não demora para o grupo descobrir que o local é habitado pelos Xenomorfos, uma raça alienígena monstruosa que coloca suas vidas em risco.

Dirigido por Ridley ScottAlien: O Oitavo Passageiro mistura filmes de monstro com ficção científica e um pouco de slasher para criar uma das experiências mais aterrorizantes da história do cinema. Com direito a uma atmosfera claustrofóbica e até horror corporal, o filme dá grande destaque para Ellen Ripley (Sigourney Weaver), uma grande heroína responsável por quebrar o esteriótipo de donzela em perigo tão comum no género.

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunesMicrosoft Store e Google Play.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.