7 adaptações literárias para assistir em 2020

7 adaptações literárias para assistir em 2020
Netflix/Divulgação

As indústrias do cinema e da televisão sempre trabalharam com adaptações literárias em suas produções. O ano de 2020 está recheado de histórias que saíram das páginas de livros direto para o cinema. Como bons leitores e amantes da sétima arte, selecionamos 7 obras para que você possa ler antes da estreia.

1 – A Última Carta de Amor (The Last Letter from Your Lover) – Jojo Moyes

Shailene Woodley e Felicity Jones estarão na adaptação de A Última Carta de Amor. (Foto: HBO/Divulgação)
HBO/Divulgação

Neste romance açucarado de Jojo Moyes, a atriz Shailene Woodley (Big Little Liars) interpretará Jennifer, uma moça que na década de 60 viveu um romance extraconjugal e após um acidente, recupera suas memórias ao ler as cartas que recebeu de seu amante B.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie, que será vivida por Felicity Jones (A Teoria de tudo), encontra uma das cartas durante uma pesquisa para o jornal onde trabalha. Obcecada pela personagem central dessa história de amor, Ellie decide ir à procura deste casal e é então que suas vidas se entrelaçam.

O filme está em fase de pós-produção e a Netflix será a responsável pela distribuição em alguns países, incluindo o Brasil. Assim como em seus outros livros Jojo Moyes apresenta uma forte história de amor que nos faz rir e chorar, se você gostou de Como eu era antes de você, também irá se apaixonar por esse romance.

2 – Emma – Jane Austen

Anya Taylor-Joy será Emma em nova adaptação de Emma de Jane Austen. (Foto: Universal/Divulgação)
Universal/Divulgação

Assim como em suas demais obras, Jane Austen representa em Emma a vivência das mulheres inglesas no século XIX, construindo a partir de seus personagens uma comédia de costumes. Diferente das demais heroínas de Austen, Emma é uma personagem rica e muito mimada, ela não entende como as paixões funcionam e muito menos se sente atraída sexualmente por algum alguém. É só no desenrolar da história e conhecendo os demais personagens que Emma passa a compreender o mundo.

O longa tem data de estreia para o dia 14 de fevereiro. Emma será interpretada por Anya Taylor-Joy (A Bruxa), e outros grandes nomes aparecem no elenco como Bill Nighy (Questão de Tempo), Mia Goth (Suspiria) entre outros. Se você gosta de histórias de época com uma pitada cômica de critica burguesa, essa é Jane Austen, anota no calendário e você não vai se arrepender de ler e assistir essa obra.

3. This is Going to Hurt – Adam Kay

Adam Kay está produzindo uma série de seu próprio livro, This is Going to Hurt! (Foto:Divulgação)
Foto: Divulgação

O livro conta de maneira brutalmente honesta um pouco sobre a vida de um médico que trabalha no pronto-atendimento de um hospital, e aborda de maneira sensível e cômica as consequências de se levar o trabalho para casa. O próprio Kay está adaptando o livro de memórias premiado em uma série de oito episódios para a BBC2. Você terá que esperar e ver quem será o protagonista, porque atualmente não há nomes confirmados, mas se você gosta do contexto médico (a lá Grey’s Anatomy) com uma boa dose de drama esta série é pra você. Ainda não há data de lançamento!

4. Normal People – Sally Rooney

Paul Mescal e Daisy Edgar Jones interpretam o jovem casal, Connell e Marianne, na nova adaptação para o Hulu. (Hulu/Divulgação)
(Hulu/Divulgação)

Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares.

Na escola, Connell e Marianne eram diferentes um do outro, ele um atleta e ela uma menina introspectiva e solitária que presava por sua privacidade. É então que uma conexão surge entre os dois jovens. Na adaptação da série para a BBC 3 e a Hulu, Paul Mescal e Daisy Edgar Jones interpretam o jovem casal, e seguimos seu relacionamento clandestino através da escola e da universidade. Ambos não podem negar a conexão óbvia, mas também não desejam admiti-la, e se vêem desviados para outras pessoas antes de serem inevitavelmente atraídos de volta. A questão de quão longe cada um está disposto a ir para salvar o outro é um tema contínuo.

5 – Mundo em Caos – Patrick Ness

Mundo em Caos. (Foto: Lionsgate/Divulgação)
(Lionsgate/Divulgação)

Nesta adaptação da série de livros de Patrick Ness, Tom Holland (Homem-Aranha) interpreta Todd Hewitt, que vive em um mundo pós-apocalíptico, onde uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo vírus fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo. Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. Pouco antes disto acontecer, Todd descobre algo inacreditável: uma criatura estranha e silenciosa – uma garota, interpretada por Daisy Ridley (Star Wars – Episódio IX). É então que aventura inicia, o que há de especial nessa menina? E por que não acabou morta como todas as mulheres?

O longa conta com Mads Mikkelsen (Hannibal) e Nick Jonas (Jumanji: Bem-vindo à Selva) no elenco e é dirigido por Doug Liman (No Limite do Amanhã e A Identidade Bourne).

6 – O Cavaleiro do Dragão – Cornelia Funke

É claro que não poderia faltar uma animação nesta lista…

O Cavaleiro do Dragão (Companhia das Letras/Divulgação)
(Companhia das Letras/Divulgação)

A autora de ficções como Coração de tinta e o Labirinto do fauno, nos presenteia com mais uma obra encantadora. O Cavaleiro do dragão conta a história de Lung, um jovem dragão prateado que terá voz de Brodie-Sangster na adaptação, que fica sabendo que os humanos pretendem inundar o vale úmido e remoto habitado pelos dragões. Para escapar da extinção, ele e seus companheiros precisam encontrar um novo esconderijo. Os mais velhos ainda se lembram de uma terra quase mítica, a Borda do Céu, onde os dragões viviam em paz no passado. É então que o dragão parte em uma aventura à procura deste lugar. Nessa jornada fantástica, ele terá a ajuda de um menino (Freddie Highmore) e uma determinada kobold (Felicity Jones), uma espécie de gata gigantesca. Mas esse inusitado trio de heroís terá que enfrentar uma fera matadora de dragões (Patrick Stewart).

Tomer Eshed fará sua estreia na direção de longas com a adaptação assinada por Johnny Smith (Gnomeu e Julieta). Meera Syal (Doutor Estranho), Sanjeev Bhaskar (Paddington 2) e Nonso Anozie (Cinderela) completam o elenco de dubladores. O lançamento de O Cavaleiro do Dragão estava previsto para 2019, mas foi adiado para 2020.

7 – Por Lugares Incríveis  – Jennifer Niven

Por Lugares Incríveis de Jennifer Niven estreia em 28 de fevereiro na Netflix. (Netflix/Divulgação)
(Netflix/Divulgação)

Já tem um tempo que a adaptação do livro Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven, está em produção, mas no final do ano passado, a Netflix divulgou a data de estreia. Elle Fanning e Justice Smith interpretam os protagonistas Violet Markey e Theodore Finch, respectivamente. No livro, os dois são estudantes de ensino médio que se encontram em um ponto decisivo e mudam a vida um do outro para sempre. Eles aprendem como lidar com suas cicatrizes psicológicas do passado e enquanto essa descoberta acontece, Violet e Finch também entendem que momentos e lugares podem significar muita coisa e coisas diferentes. Estamos ansiosos para ver como a adaptação ficou!

Por Lugares Incríveis estreia dia 28 de fevereiro na Netflix.


E aí, ansiosos para todas as adaptações que 2020 reserva? Esquecemos de citar alguma? Conte pra gente nos comentários na página do Facebook e no perfil do Instagram!


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.