Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs
Netflix/Divulgação

E nos deixaram devastados…

Não podemos esquecer que a Netflix, por um tempo, ficou conhecida como a empresa que resgata as séries que tanto amamos para novas produções. Acontece que o cenário da gigante do streaming vem mudando aos poucos. Quem poderia esquecer dos protestos contra o fim de The OA, Sense8 ou Anne With an E?

Durante décadas, o sucesso de uma série de TV foi medido por sua longevidade. Os contratos de séries regulares normalmente são válidos por seis anos, e este acabou sendo o limite para um programa ser considerado razoavelmente bem-sucedido. A Netflix parecer estar adotando um modelo de negócios que envolva programas que costumam durar de duas a três temporadas. Além de ser um fato, um estudo realizado pelo BI aponta isso.

"Quanto tempo séries originais da Netflix duram"
“Quanto tempo séries originais da Netflix duram”

Apesar dos cancelamentos, a empresa está garantindo que suas séries continuarão sendo exclusivas e não poderão ser compradas por outras companhias. Isso ocorre mesmo com o próprio streaming recebendo séries canceladas em outros lugares, como Lucifer, Designated Survivor, Arrested DevelopmentFull House e até mesmo Gilmore Girls.

Exemplo disso, é que recentemente a Netflix anunciou que não gravaria a quarta temporada de One Day at a Time e a Sony tentou comprar os direitos de produção, mas o acordo do programa com a empresa de streaming não permitiria que a comédia se mudasse para outra plataforma.

Confira abaixo os cancelamentos que mais surpreenderam os fãs e causaram revoltas cibernéticas por todo o mundo!

Spin Out

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Spin Out/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

A primeira temporada de Spin Out acompanhou Kat Baker (Kaya Scodelario), uma patinadora em ascensão que sofre uma queda terrível e é retirada de uma competição que muda o curso de sua vida. Porém, apenas um mês após a estreia a série foi cancelada sem muitas explicações.

Marianne

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Marianne/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

Nós já estamos cansados de séries e filmes de terror que seguem uma fórmula pronta de sustos e suspense programados. Marianne surgiu como uma luz no fim do túnel para quem gosta de se assustar e se envolver com histórias de terror.

A série francesa de oito episódios acompanha Emma (Victoire Du Bois), uma romancista de horror que passa a ser assombrada por seu passado e por suas criações. A notícia do cancelamento veio através do Instagram do diretor do programa, Samuel Bodin.

Insatiable

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Insatiable/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

Depois da estreia da segunda temporada de Insatiable, muitos não sabiam qual seria o destino dado à trama pela Netflix. A produção dividiu as opiniões de inúmeros usuários e assinantes do streaming e teve a confirmação de que não haverá uma continuação apenas dois dias atrás através do Twitter da atriz Alyssa Milano. Em resposta a um usuário que indagava o futuro da série, ela respondeu “Nós não vamos voltar, infelizmente”.

Daybreak

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Daybreak/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

Daybreak é uma série de pós-apocalipse e zumbis que foi cancelada pela Netflix após uma temporada. A notícia foi anunciada pelo co-criador da série, Aron Coleite, nas redes sociais, com um depoimento da equipe.

A série é baseada na HQ de Brian Ralph e foi lançado em outubro da Netflix. Na sinopse, Josh, um adolescente de 17 anos, sai em busca de sua namorada quando acontece o apocalipse. Após a devastação, seus novos amigos, Wesley (Austin Crute) e Angelica (Alyvia Alyn Lind), se juntam para criarem as próprias regras e enfrentarem os zumbis, além de gangues rivais.

Anne with an E

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Anne with an E/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

O cancelamento de Anne With an E foi um dos que mais gerou a revoltas dos fãs, em protestos que até hoje continuam na ativa, mesmo após o lançamento da 3ª e última temporada, no início de janeiro.

Junto ao anúncio da 3ª temporada e de que ela seria última, um comunicado oficial foi divulgado pela Netflix:

“Foi empolgante trazer a história de Anne With an E para todas as pessoas ao redor do mundo. Somos gratos às produtoras Moira Walley-Beckett e Miranda de Pencier e ao talentoso elenco e equipe pelo incrível trabalho de apresentar a história de Anne para novas gerações. Esperamos que os fãs da série amem a última temporada assim como nós amamos, e que ela traga uma conclusão satisfatória à trajetória de Anne”, diz a nota assinada em conjunto.

Moira Walley-Beckett, criadora da série, não conseguiu esconder que ficou chateada com o cancelamento. Ainda assim, tentou consolar os fãs que fizeram coro para que Anne With An E continuasse a ser produzida.

A escritora ainda comentou sobre a decisão e afirmou que tentou de várias formas fazer com que a série continuasse.

“Arte e comércio não formam um casamento perfeito. E foi isso o que aconteceu. É impossível argumentar com palavras como economia, algoritmos, demografia, etc. Mas essas palavras e outras similares são a razão pela qual as emissoras não querem continuar. E nós não achamos outro investidor em lugar algum”, explicou a criadora, que também é produtora executiva.

Ela também admitiu que houve uma tentativa de ao menos fazer um filme para encerrar a jornada de Anne, mas que não foi possível. “Por favor, saibam que nós lutamos muito também. Tentamos fazê-los mudar de ideia, tentamos achar uma nova casa, tentamos um filme final. Fizemos o nosso melhor”, completou.

The OA

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (TheOA/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

The OA foi uma das maiores surpresas entre os cancelamentos da Netflix, que resolveu não renovar a série para uma 3ª temporada. Mesmo com diversos protestos de fãs ao redor do mundo, a plataforma permaneceu decidida a não trazer a série para um novo ano. 

Santa Clarita Diet

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Santa Clarita Diet/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

Santa Clarita Diet, comédia de zumbis estrelada por Drew Barrymore Timothy Olyphant foi cancelada após a 3ª temporada, mesmo tendo deixado um gancho para um novo ano.

O plano inicial do criador Victor Fresco era a produção de cinco temporadas, mas não houve notícias de uma possível renovação em outra emissora.

Séries da Marvel na Netflix

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Marvel/Netflix/Divulgação)
Marvel/Netflix/Divulgação

O acordo entre Marvel e Netflix foi anunciado em novembro de 2013. Na época o serviço de streaming não era tão grande quanto é hoje, mas já tinha produções originais de sucesso, como House of Cards e Orange is the New Black. Exatamente por isso a parceria foi vista com bons olhos pela maioria dos fãs e parecia uma boa oportunidade, tanto para dar espaço a novos personagens, quanto para trazer mais usuários para a Netflix.

E o anúncio não foi pequeno, com cinco séries confirmadas de uma vez: DemolidorJessica JonesPunho de FerroLuke Cage e o crossover Os Defensores já planejado para o futuro. O tempo passou e a Netflix anunciou os elencos de Luke Cage e Punho de Ferro, ao mesmo tempo em que divulgava a segunda temporada de Demolidor com a presença do Justiceiro (Jon Bernthal).

As produções foram sendo canceladas uma a uma, principalmente quando se aproximou a data de lançamento da Disney+, streaming próprio da Casa do Mickey, que tem os direitos da Marvel. Até hoje, a Disney não anunciou planos de continuações das produções. 

Girlboss

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Girlboss/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

Girlboss, série que conta a história da empresária Sophia Amoruso, também foi cancelada após uma temporada. A produção recebeu críticas majoritariamente negativas o que é apontado como um dos motivos do cancelamento.

Inspirada na obra homônima de Amoruso, a série acompanha uma garota que cria um império multi-milionário de moda a partir da venda de roupas no eBay

Sense8

Cancelamentos de séries da Netflix que surpreenderam os fãs. (Sense8/Netflix/Divulgação)
Netflix/Divulgação

Sense8, criação das irmãs Lilly Lana Wachowski (Matrix), foi cancelada após duas temporadas, apesar de apelos históricos de fãs que chegaram a criar uma petição no site Change.org e superar 520 mil assinaturas. O seriado contava a história de oito pessoas ao redor do mundo compartilhando uma profunda conexão entre si. 

Antes do cancelamento, Roberto Malerba, um dos produtores da atração, havia dito que a série deveria encerrar em sua terceira temporada devido aos custos de produção e ao afastamento de Lilly por motivos pessoais. A série, no entanto, não ficou sem finalização, porque ganhou um especial de encerramento de duas horas.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.