Dark | 10 perguntas que a 3ª temporada precisa responder

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Jornada de Jonas tem grandes lacunas para preencher antes que o último ciclo chegue ao fim

Dark, a série alemã da Netflix que se tornou um fenômeno mundial, chegará ao fim em junho. A estreia da 3ª e última temporada, revelada no novo teaser, se tornou motivo de ansiedade para os fãs, que mal podem esperar pela resolução de grandes mistérios deixados pelo emaranhado de linhas temporais da produção.

[Cuidado com spoilers!]

DE ONDE VEM A OUTRA MARTHA E POR QUE ELA SÓ APARECEU AGORA?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Na cena final da 2ª temporada, Martha Nielsen (Lisa Vicari) é baleada por Adam (Dietrich Hollinderbäumer) e morre nos braços de seu namorado Jonas Kahnwald (Louis Hofmann). O traumático evento acontece poucos minutos antes do apocalipse causado pela liberação simultânea da matéria escura em todas as linhas temporais da série. Jonas é salvo por uma outra Martha, vinda não de outro tempo, mas de outro mundo.

Naturalmente, a primeira questão levantada pelo resgate é: que mundo é esse? Trata-se de um universo alternativo criado pelas inúmeras viagens no tempo ou existe uma espécie de multiverso onde diferentes Terras existem simultaneamente? Ao mesmo tempo, é questionável por que Martha aparece justamente após o assassinato de sua versão alternativa. Existem regras que impedem a coexistência de versões diferentes da mesma pessoa, ou tudo não passa de uma infeliz coincidência?

COMO JONAS SE TORNA ADAM?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Na primeira temporada, Jonas ainda adolescente conhece sua versão do futuro interpretada por Andreas Pietschmann, que de certa forma o guia para uma jornada para tentar quebrar o ciclo que condenou sua cidade ao apocalipse. Durante essa jornada, o Jonas jovem descobre que no futuro se tornará Adam, o líder da organização Sic Mundus, que quer destruir o mundo que conhecemos para que ele se reconstrua de uma forma em que o tempo não se aplica da mesma forma.

Ainda que Jonas esteja realmente fadado a se tornar Adam, como isso ocorre? No final da 2ª temporada, Adam mata Martha na frente do garoto com a justificativa de que isso seria o “gatilho” para a transformação. Porém, entre eles, há o Jonas do futuro, que não se tornou Adam e ainda trabalha para impedi-lo a qualquer custo. Seria a presença do Jonas adulto a pista de que o plano de Adam falhou, ou ele de alguma forma ainda se tornará o monstruoso viajante do tempo?

IR PARA OUTRO UNIVERSO CONFIRMA OU ATRAPALHA OS PLANOS DE ADAM?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Adam quer encerrar o mundo, e a 2ª temporada se encerra com uma Martha vinda de outro universo para resgatar Jonas. Por um lado, essa pode ser uma forma de salvar o garoto e interromper o ciclo, fazendo com que o Jonas possa utilizar esse universo paralelo para se preparar para um retorno que acabe de vez com os esquemas do Sic Mundus. Por outro lado, essa incursão pode fazer parte do plano de Adam, que por sua vez espera que Jonas seja levado para outra Terra, onde de alguma forma acabará se tornando seu pior inimigo.

O QUE ACONTECE COM HANNAH EM 1954?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Na 2ª temporada, Hannah Kahnwald (Maja Schöne) embarca em uma viagem no tempo para reencontrar Ulrich Nielsen (Oliver Masucci), por quem é apaixonada desde a infância. Após ser dispensada por ele, ela decide abandonar sua antiga vida e continuar a viver em 1954, onde ela tem a chance de recomeçar do zero. Essa escolha abre possibilidades curiosas.

Por um lado, esse pode ser apenas o final de uma personagem que finalmente percebeu que o amor por Ulrich, o qual ela dedicou anos de sua vida, nunca acontecerá. Por outro, ela pode se tornar uma peça-chave para interromper o ciclo que leva ao apocalipse, já que agora teria o poder se evitar alguns dos eventos que levaram ao fim do mundo. Presente na década de 1980 com os conhecimentos que tem, ela pode mudar drasticamente os rumos dessa história.

O JOVEM NOAH PODE MUDAR TUDO?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

A jornada de Noah (Max Schimmelpfennig) até a 2ª temporada deixa em aberto que ele pode ser a chave para impedir Adam – mesmo após sua morte. Anteriormente foi estabelecido que ele é treinado por sua versão mais velha (Mark Waschke), que é assassinada por Adam enquanto o rapaz ainda é jovem. Considerando que essa versão já sabe que Jonas o trairá de alguma forma, é possível que ele ligue os pontos e perceba que o desaparecimento de seu mestre esteja ligada com a traição de Jonas/Adam e faça algo para quebrar seu ciclo.

O QUE JONAS LEU NA CARTA?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

A versão adulta de Jonas recebe uma misteriosa carta do jovem Noah minutos antes do apocalipse. Supostamente escrita por Martha, ela faz com que ele corra para salvar Bartosz (Paul Lux), Magnus (Moritz Jahn) e Franziska (Gina Stiebitz). O conteúdo da carta nunca é revelado, ficando uma incógnita sobre o que faria Jonas abandonar seus planos para salvar pessoas que até então pareciam estar fora de sua preocupação. Outra dúvida está na natureza dessa carta: ela foi realmente escrita por Martha ou se trata de outra manipulação por parte de Noah e Adam?

PARA ONDE JONAS LEVOU BARTOSZ, MAGNUS E FRANZISKA?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Jonas salvou Bartosz, Magnus e Franziska poucos minutos antes do apocalipse. Porém, o destino final do quarteto nunca foi revelado, deixando no ar qual linha temporal foi escolhida por eles, o que pode tanto criar emocionantes reencontros ou isolá-los ainda mais. De qualquer forma, a resposta está ligada a outros mistérios da série.

O primeiro deles está no fato de que as versões adultas de Magnus e Franziska se tornaram membros do Sic Mundus, trabalhando sob comando de Adam. Considerando que o Jonas adulto pode se tornar Adam, é capaz que o destino dessa viagem tenha dado origem ao Sic Mundus, organização que não teve sua estrutura ou fundação explicadas. O segundo está no paradeiro de Bartosz, um dos poucos personagens que não teve versões alternativas (seja do passado ou do futuro) reveladas.

COMO O SIC MUNDUS COMEÇOU?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Dark gira em torno de uma guerra entre dois grupos pelo controle do tempo. De um lado está Claudia Tiedemann, e do outro o Sic Mundus, grupo de viajantes do tempo controlado por Adam. Movendo a trama com seus agentes e segredos, esse bando não foi abordado a fundo, deixando em aberto questões como sua origem e a motivação por trás dessa reunião.

CHARLOTTE E ELISABETH SOBREVIVERAM AO APOCALIPSE?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Quando a Matéria Escura passa a agir nas diferentes linhas temporais, abre-se um buraco de minhoca que liga o “presente” de 2019 e o distópico futuro de 2052. Neles estão respectivamente a policial Charlotte Doppler (Karoline Eichhorn) e sua mãe/filha Elisabeth Doppler (Sandra Borgmann). Pouco antes de a destruição começar, elas se tocam e geram uma reação física diferente do apocalipse que se instaura em Widen. Esse toque pode não só ter salvo suas vidas, como levado elas a alguma linha temporal em que podem se unir a Jonas para impedir o Sic Mundus.

ATÉ QUE PONTO É POSSÍVEL CORRIGIR AS COISAS?

10 perguntas que a 3ª temporada de Dark precisa responder
Netflix/Divulgação

Sendo a última temporada da série, o 3º ano de Dark precisa responder uma dúvida que paira desde suas primeiras reviravoltas: até que ponto é possível corrigir o curso das coisas. Inúmeros acontecimentos só são possíveis graças a paradoxos temporais, que se quebrados apagam a existência de boa parte dos personagens. Por exemplo: se Mikkel (Daan Lennard Liebrenz) não for para o passado, Hannah não se casará e Jonas não existirá. Em que ponto a correção de curso trará felicidade para os cidadãos de Widen?


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.