Estudo indica que ir ao cinema pode ser tão bom para o seu coração quanto fazer exercícios físicos

Estudo indica que ir ao cinema pode ser tão bom quanto se exercitar
Fonte: Pixabay

Temos ótimas notícias para os amantes de cinema! Segundo um estudo recente realizado pela University College de Londres, ir ao cinema para assistir a um filme pode ser tão bom para o seu coração quanto ir à academia.

No estudo de amostra, os pesquisadores observaram um grupo de 77 pessoas durante a exibição da versão live-action de Aladdin da Disney e, enquanto assistiam, usavam sensores biométricos para rastrear sua frequência cardíaca. A pesquisa revelou que os batimentos cardíacos durante o filme com duas horas de duração estavam em uma zona semelhante à quando realizamos exercícios leves.

“Esse nível de estímulo pode ajudar a aumentar os níveis de condicionamento cardio e queimar gordura”, escreveram os autores do estudo. “Os picos da frequência cardíaca também foram alinhados com momentos específicos da história do filme”.

Os pesquisadores também dizem que uma ida ao cinema é boa para a nossa saúde mental, porque nos permite desconectar de outros estresses rotineiros.

“O cinema é um dos únicos lugares onde você pode se afastar dos dispositivos e do mundo exterior e realmente se desligar”, diz o estudo. “Mais da metade dos telespectadores acreditava que a experiência foi terapêutica em um sentido emocional e sentida de forma a ser exaltada pela experiência”.

Ir ao cinema, assim como os antigos visitam o teatro e até mesmo pausavam guerra para realizar seus festivais artísticos, é uma experiência crucial de desenvolvimento humano coletivo porque nos expomos às histórias e vivências do outro, alheio à nós. Nos damos a possibilidade de sentir emoções que não necessariamente nos pertence e, ao mesmo tempo, vemos sentimentos que não somos capazes de expressar delineados nas telas.

O velho Marx já nos disse em um de seus escritos que em um mundo de mais pura igualdade a humanidade não terá apenas a conquista por seus direitos mais básicos como alimentação, saúde e moradia, mas também terá acesso à arte, ao cinema e à literatura, porque estas também são necessidades básicas para seres que vivem de imaginação. E é com isso que nós sonhamos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.