Depois de um discurso apaixonado no Globo de Ouro, Joaquin Phoenix não cessou seu ativismo pelas questões climáticas e acabou preso em um protesto liderado por Jane Fonda.
Phoenix, um vegano comprometido, falou sobre o papel da indústria de carnes e laticínios nas mudanças climáticas e participou de uma manifestação nos degraus do Capitólio que o levaram à prisão junto com Martin Sheen, que também fez um discurso apaixonado.
Os protestos de sexta-feira contra incêndios ambientais vêm ocorrendo semanalmente no Capitólio desde outubro, liderados por Fonda e outros ativistas climáticos. A própria Fonda já foi presa várias vezes, juntamente com suas co-estrelas de Grace e Frankie, Sam Waterston, Manny Jacinto, Catherine Keener e Rosanna Arquette. Nos meses desde que começaram, mais de 350 ativistas foram presos e libertados e o movimento chamou atenção internacional.
O protesto em Washington fará uma pausa por enquanto, Fonda retorna a Los Angeles para filmar outra temporada de Grace e Frankie. Mas, depois disso, ela planeja se mudar para Washington para se dedicar à defesa do clima em tempo integral.
Esses protestos e prisões são declarações poderosas, mas são necessárias mais ações e mais atenção nesta crise, especialmente com os incêndios na Austrália e a crise climática não tratada pelo presidente e pelo partido republicano nos Estados Unidos e, da mesma forma, aqui no Brasil.
Quanto a Phoenix, é bom ver um homem que deve receber uma indicação ao Oscar na segunda-feira, não gastando seu tempo cortejando os eleitores da academia e, em vez disso, usando sua plataforma para falar sobre um assunto que é claramente importante para ele e deve ser importante para todos nós. Ele está fazendo sua parte para chamar a atenção para uma questão de vital importância, e isso é algo que gostamos de ver.