Sonic | 15 referências do filme à cultura pop e aos jogos do ouriço

Sonic | 15 referências do filme à cultura pop e aos jogos do ouriço
Paramount Pictures/Reprodução

Memes, quadrinhos, poderes, Tails e mais!

Sonic pulou dos games para as telonas em uma aventura divertida, com a versão do Ouriço Azul de Ben Schwartz (Parks and Recreation) como um ávido e falante fã de cultura pop. Listamos algumas das referências à cultura pop e aos jogos do ouriço presentes no longa. Vem ver!

**Cuidado! Spoilers do filme do Sonic abaixo**

Quadrinhos do Flash

Paramount Pictures/Reprodução

Faz sentido que o ouriço velocista seja fã do Flash né? Nos minutos iniciais, Sonic apresenta ao público sua caverna, com uma pilha de HQs do The Flash.

Sanic

O protagonista apresenta os personagens de Green Hills, e um dos mais peculiares é Crazy Carl. O senhor vira piada da cidade por acreditar na existência de um “Demônio Azul”, que ele vê correndo pelas florestas. Ao denunciar na delegacia, Carl mostra um desenho rápido da criatura… que nada mais é do Sanic, a versão bizarra do personagem que surgiu como meme na internet. É o mais próximo do Sonic Feio que o filme chega. Ainda bem!

Velocidade Máxima

20th Century Fox/Divulgação

Escondido dos humanos, Sonic vê conforto em se aproximar do casal Tom (James Marsden) e Madie Wachowski (Tika Sumpter). Um dos passatempos é assistir filmes que eles assistem, e Sonic deixa claro que um de seus atores favoritos é Keanu Reeves, especialmente pelo clássico Velocidade Máxima (ou Speed), de 1994.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Em duas cenas, para representar como o personagem é mais rápido que os humanos, Sonic corre tanto que deixa tudo em câmera lenta, brincando com as pessoas e objetos. Os momentos são claramente inspirados em outro velocista: Mercúrio, vivido por Evan Peters em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Uma das cenas mais marcantes do filme de 2014 é justamente quando o mutante “desacelera” o tempo durante o resgate de Magneto (Michael Fassbender). O momento ficou tão conhecido que, mais tarde, ganhou outra versão na sequência X-Men: Apocalipse (2016).

Loopings em Green Hill/Emerald Hill/Palmtree Panic

Paramount Pictures/Reprodução

O trecho inicial do filme mostra Sonic ainda em seu mundo de origem e ele percorre o que parece ser um cenário verdejante, cheio de palmeiras e loopings.

O local pode ser tanto Green Hill, Emerald Hill ou Palmtree Panic, que são as primeiras fases de Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic CD.

Fortnite

O Sonic parece estar atualizado no mundo dos games – ou pelo menos dos memes. Em duas ocasiões, o Ouriço Azul comemora com uma dancinha igual a de Fortnite. Enquanto o jogo da Epic popularizou a dança, a coreografia surgiu na internet, ao ponto do criador quebrar a cabeça com o estúdio. Seja como for, o movimento foi até usado em Shazam! e outras obras de entretenimento.

Anéis de teletransporte

Sega/Reprodução

Os anéis mágicos que Garra-Longa entrega a Sonic não parecem ser os mesmos que o ouriço coleta nos jogos. Estas argolas são, na verdade, as de teletransporte que aparecem ao final das fases de Sonic the Hedgehog (1991) e Sonic CD.

Também é possível encontrar anéis de teletransporte escondidos nas fases de Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles. Independente do game, estas argolas maiores e mais poderosas teleportam Sonic para as dimensões de bônus, onde ele pode coletar as lendárias Esmeraldas do Caos.

Porém, no live-action, elas teletransportam Sonic para diferentes mundos e para outros locais do planeta Terra.

Velozes e Furiosos

Paramount Pictures/Reprodução

Durante uma perseguição, Sonic precisa assumir o volante de um carro. Rapidamente o personagem diz que se sente como Vin Diesel em Velozes e Furiosos, brincando até com a obsessão de Dom Torretto com a família.

The Rock presidente?

Universal Pictures/ Reprodução

Sonic lança uma previsão ousada em certo ponto. Ao acordar desnorteado, pergunta: “The Rock já é presidente?”. A piada faz alusão às várias declarações que Dwayne Johnson já deu sobre concorrer à presidência dos Estados Unidos. Considerando o carisma e influência do ator, é bem possível que isso aconteça um dia. A tá.

Mushroom Hill

Sega/Reprodução

Felizmente, Sonic tem um plano B. Caso ele seja descoberto pelos humanos e precise fugir para outro mundo, sua alternativa seria a Cogumelolândia (que na versão original, seria Mushroom Hill). Esta é a primeira fase de Sonic & Knuckles.

Mega Drive

Fonte: Pixabay

Nos momentos finais da aventura, quando Sonic é recebido pelos Wachowski e ganha até seu próprio quarto, é possível ver bem de canto que o Ouriço tem um Mega Drive. Resta só imaginar como seria o videogame da SEGA sem seu mascote mais popular.

Spin Attack, Spin Dash, Spin Jump e Sliding Attack

Sega/Reprodução

Ao longo do filme, os fãs vão reconhecer várias habilidades retiradas dos jogos. O Spin Attack é quando Sonic assume a forma de uma bola e gira; o Spin Dash é a concentração de velocidade; o Spin Jump é o momento em que o ouriço assume o formato de bola e se arremessa em vários robôs para atacá-los (em sequência ou não). O Sliding Attack, por sua vez, é o deslize que Sonic faz no chão para desviar de obstáculos (habilidade apresentada em Shadow the Hedgehog).

Ao redor do mundo

Para tentar despistar o vilão, Sonic usa algumas de suas argolas mágicas para se teletransportar para diferentes regiões do planeta. Ele passa pelas pirâmides do Egito e percorre a Grande Muralha da China, o que pode ser uma referência a Sonic Unleashed.

Neste game o Borrão Azul passa por diferentes lugares do planeta Terra. Apesar destas regiões terem nomes diferentes, os cenários são bastante semelhantes aos equivalentes de nosso mundo.

Para exemplificar, a fase Chun-nan possui é inspirada na China e possui inclusive uma parte chamada Dragon Road (Estrada do Dragão) que é uma referência à Grande Muralha. Por sua vez, a fase Shamar é inspirada no Oriente Médio e possui desertos áridos e partes que se assemelham a Petra, em Jordânia.

“Eggman”

Paramount Pictures/Reprodução

Eggman ou Dr. Ivo Robotnik? O principal vilão da franquia Sonic primeiramente (nos jogos clássicos) era chamado apenas de Robotnik e a partir de Sonic Adventure, foi adotado o apelido de Eggman.

No filme, há uma interessante e orgânica transição de um nome para outro: após estabelecer que seu nome real é Dr. Ivo Robotnik, Sonic passa a chamá-lo de Eggman para: 1) fazer alusão às criações do maléfico cientista, já que seus robôs lembram ovos e 2) obviamente provocar o vilão.

Tails

Sonic Mania Adventures/Reprodução

A raposa de duas caudas aparece na segunda cena pós-créditos. Miles “Tails” Prower apareceu pela primeira vez em Sonic the Hedgehog 2 e é o melhor amigo do ouriço nos games, sempre acompanhando-o em todos os lugares. No filme, o ajudante de Sonic parece ter sido transportado para o nosso mundo e está, ao que tudo indica, procurando por seu velho amigo.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.