Vingadores: Ultimato | Perguntas não respondidas

Thor: Ragnarok/Marvel/Reprodução
Thor: Ragnarok/Marvel/Reprodução

Com o fim de uma década, Vingadores conseguiu dar aos fãs um clímax satisfatório trazendo o encerramento de uma era do MCU. Isso, pelo menos, até a chegada de um próximo tirano gigante invencível e ameaçador do universo entra em cena. Enquanto isso não acontece, as apostas estão abertas! Só não vale dizer que a próxima ameaça é o Gambler…

Vamos ao que interessa… Apesar de todas as respostas que recebemos no final de Ultimato, ainda ficaram algumas perguntas incômodas que não foram totalmente abordadas no longa. Entre todas as coisas sobre viagem no tempo e um milhão de personagens, até dá pra entender alguns fios soltos. Várias dessas perguntas remontam a vários filmes da franquia, enquanto que outras foram introduzidas em Endgame e logo em seguida abandonas.

Sobre o que estamos falando? Encaixe suas luvas de spoiler, porque vamos fundo na história deste último filme para encontrar quais foram essas perguntas não respondidas.

Mais uma vez: este texto contém spoilers!

Quem pode manusear as pedras do infinito?

Guardiões da Galáxia/Marvel/Reprodução

Logo de cara, há pouca conexão entre o modo como as pedras do infinito são construídas nos filmes anteriores e o modo como são, literalmente, manipuladas em Ultimato.

Em Guardiões da Galáxia, por exemplo, o colecionador fez uma apresentação em powerpoint que explicou como apenas um ser de força extraordinária pode usar uma pedra do infinito. Alguns segundos depois, para provar isso aos expectadores, sua escrava agarrou a pedra do poder e acabou explodindo.

Avançamos então para 2019, o ano de Endgame, e nele vemos os heróis jogando as pedras pra lá e pra cá como se fossem amendoins. Hulk e Gavião Arqueiro seguram uma pedra de mãos nuas. Tudo bem. Ao menos esses dois são plausíveis. Hulk é, no mínimo, um ser muito poderoso. E Clint Barton recebeu a pedra da alma em troca de seu sacrifício, por isso, talvez ele pudesse segurá-la. Isso conta?

Mesmo assim, não é como se as pedras na manopla estivessem protegidas por qualquer coisa, mas ainda assim metade dos Vingadores entrou naquele jogo de fuga com a luva. Nenhum deles sequer passou um dedo em uma Pedra do Infinito? Nenhum deles errou, ou bateu a palma da mão sobre uma pedrinha ou duas? Ah, tá bom.

Quem vai ser o novo homem de ferro?

Vingadores: Ultimato/Marcel/Reprodução

Tiveram muito momentos de “passar a camisa” em Ultimato, e muitas destas cenas foram feitas de uma maneira reconfortante. O Capitão América passando o escudo para o Falcão foi lindo de se ver. Até mesmo o Gavião Arqueiro atingiu um alvo com a sua filha nos dando indícios de sua continuidade. Mas e o Homem de Ferro? Quem pode substituir ele?

A escolha óbvia é, claro, a pequena Morgan Stark. Ela até teve seu pai morrendo em uma batalha com um maluco intergaláctico. E essas coisas cabem muito bem em uma história de origem. Mas se essa é a linha do tempo que o MCU está apresentando, isso levanta a questão: quando será a próxima vez que veremos uma versão do Homem de Ferro nas telonas? Morgan tem quatro anos, isso? Quando ela tiver idade suficiente para vestir o traje, o restante dos vingadores irá estar dando entrada no pedido de aposentadoria e se mudando para a praia.

Ecos Através do tempo

Capitão América: Guerra Civil/Marvel/Reprodução

Meses antes do lançamento de Ultimato, uma teoria começou a arquitetar que Tony Stark faria sua própria manopla do infinito e reverteria o estalo de Thanos. Não foi exatamente assim que aconteceu, mas a teoria estava bem próxima e levantou alguns pontos interessantes que eram esperados ser respondidos no Endgame. Um deles é a ideia de que Tony estaria sentindo os efeitos das pedras em seu braço. Em vários filmes ele apresenta alguns incômodos que em nenhum momento foi realmente explicado. Se ele tivesse esse poder imenso em sua mão, parte disso poderia repercutir no tempo e no espaço e causar esses problemas no braço desde o Capitão América: Guerra Civil.

Mas Guerra Infinita trouxe essa teoria ainda mais próxima da verdade. Lembra quando Tonny teve um sonho de que Pepper tinha uma menina e eles a chamaram de Morgan? Um sonho como esse poderia muito bem ser um eco do estaria por vir, já que Tony sabia da existência da menina quando usava as pedras do infinito. E sua colocação no filme pouco antes do Ultimato tem que ser mais do que coincidência.

Por que com estalos?

Vingadores: Guerra Infinita/Marvel/Reprodução

A grande questão de Guerra Infinita era inquestionavelmente o estalo. Thanos prenunciou isso, então a batalha final veio e ele confirmou sua promessa, transformando metade do universo em pó com um estalar de dedos. No cinema, é ótimo – é um gesto instantaneamente identificável de aniquilação que também diz: “Veja como isso é fácil”. Do ponto de vista dos quadrinhos, também se sustenta. Foi o que ele fez com a manopla. Mesmo na vida real é incrível, porque todos os membros da platéia podem agir de forma atrevida e dizer “há, acabou!”.

Então, o Endgame vem, e a única maneira de fazer o trabalho de fazer as pedras funcionarem é… estalar. O que? Isso está no Manual Infinito? Quando o professor Hulk colocou a luva pela primeira vez, ele estava claramente imaginando o que queria que acontecesse. Se os Stones são poderosos o suficiente para trazer de volta trilhões de formas de vida com todas as suas memórias e trajes intactos, não desejariam apenas ser suficientes sem a manopla?

De qualquer forma, ok. Mas na batalha final, isso acontece de novo … duas vezes. Thanos tenta resgatar seu estalo, falha, e então Tony Stark se agarra a Thanos e suas bestas. Você pensaria que eles seriam capazes de acenar com a mão e fazer toda a coisa acontecer. Até as pedras provavelmente estão ficando entediadas com isso.

Para onde foi o Loki?

Thor: Ragnarok/ Marvel/Reprodução

Vamos enfrentar os fatos: qualquer filme que lida com a viagem no tempo vai se deparar com problemas. Entretanto, o Endgame encerrou um monte de linhas de tempo soltas, explicou mais do que precisava explicar e manteve o enredo em movimento. Mas, apesar de todas as peripécias contendo viagem no tempo, uma questão que era quase definitivamente deixada sem resposta era o paradeiro do Loki desde 2012. Se você se lembra, enquanto no passado após a Batalha de Nova York, Tony se atrapalhou com o Tesseract e Loki o prendeu enquanto ninguém estava olhando e caiu em um portal. Ao fazer isso, ele presumivelmente criou um desfecho diferente que não acabou com ele sendo sufocado por Thanos (embora o Loki da linha de tempo original ainda fosse sufocado por Thanos).

Então agora há um Loki desonesto vagando por outra linha do tempo, mas o filme deixa o destino desse cara completamente não mencionado. Que tipo de dano ele está causando com a habilidade de viajar para qualquer lugar do universo?

O mundo em caos absoluto

Homem Aranha: De volta ao lar/Marvel/Reprodução

Então, quando Peter Parker volta durante aquela batalha final épica, ele diz a Tony que ele deve ter “desmaiado”, porque quando acordou de volta em Titã, Stark tinha ido embora. A implicação é que o tempo não passou para as pessoas que foram ‘deletadas’. Cinco anos se passaram no mundo real, mas todos os ‘coelhinhos da poeira’ voltaram pensando que haviam tirado uma soneca rápida.

Naquele momento, deixamos isso passar porque tem muitas outras coisas acontecendo, mas durante as cenas de encerramento vemos Peter de volta à escola, reunindo-se com Ned, e você começa a se perguntar: como a sociedade vai se recuperar do que aconteceu? É conveniente que todos os amigos de Peter tenham sido aparentemente apagados, então agora eles terminam o ensino médio juntos. Mas e o resto do mundo? A maioria dessas pessoas essencialmente piscou, e bum!, o mundo parece repentinamente com o apocalipse. Little Suzy na faculdade. Vovô Jo ficou com câncer e morreu. Imagine isso, mas multiplicado por bilhões. O mundo vai ter muito trabalho para consertar as coisas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.