Quem foi Frida Kahlo?

Quem foi Frida Kahlo?
Divulgação

E não é que hoje seria o aniversário da Frida Kahlo…

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, Frida Kahlo levou ao mundo as cores vibrantes e energia em suas roupas, adereços e pinturas.

Aos 6 anos, Frida teve poliomielite, doença que a deixou com sequelas em uma das pernas. Por esse motivo, a pintora teve de conviver com o desprezo dos colegas de escola, os quais a chamavam de “Frida da perna de pau”. A poliomielite fez com que Frida adotasse o que seria uma de suas marcas no futuro: as longas e chamativas saias.

Frida foi uma LGBT comunista, mas que teve a parte do marxismo, comunismo e luta revolucionária apagados da sua história. Frida, mulher que amou outras mulheres, foi uma das artistas revolucionárias mais emblemáticas do século XX, mas que teve sua radicalidade estrategicamente ocultada nos filmes que contam “a história da sua vida”. É como se ser mulher ou ser feminista (num sentido nada revolucionário) bastasse para que a imagem dessas mulheres seja encaixotada e vendida, mas que essas práticas sejam muito incoerentes quando olhamos para a narrativa de vida delas.

Essa história é muito parecida com a de outras mulheres que tiveram suas lutas apagadas. Isso tem a ver com o livro Um Teto Todo Seu, da Virgínia Woolf. Nós precisamos de uma tradição na qual nos situar e, com o apagamento das histórias revolucionárias de mulheres revolucionárias, o sistema nos entrega uma espécie de “tradição encomendada”. Uma tradição aos moldes capitalistas, uma que não nos incite a rebeldia, uma que faça com que nos contentemos com cada mulher que ocupe a cadeira da presidência de uma grande corporação. Isto, enquanto explora as nossas irmãs e nossos irmãos, negros e negras.

Porém, a história não se apaga, não enquanto houver alguém comprometido com ela. E, assim, a gente não se esquece da referência revolucionária de tantas Fridas que lutaram ao longo da história e seguimos por elas, ousando projetar uma sociedade radicalmente diferente dessa que conhecemos.


Primeira obra de Frida Kahlo, pintada em 1926, se chama "Autorretrato em Vestido de Veludo"
(Foto: Divulgação)
Primeira obra de Frida Kahlo, pintada em 1926, se chama “Autorretrato em Vestido de Veludo”

“Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.