Riverdale | Atrizes criticam o apoio arbitrário à representatividade na série

Atrizes de Riverdale criticam o apoio arbitrário à representatividade
CW/Divulgação

Vanessa Morgan e Asha Bromfield criticam a “diversidade arbitrária” utilizada na série e denunciam desigualdade salarial

Não é de hoje que a gente fala como a personagem da Toni é mal aproveitada. Riverdale coloca a personagem em enredos confusos e sem progressão, quanto ao romance com Cheryl (Madelaine Petsch), esse não parece nada saudável e completamente unilateral.

Bom, dito isso, vamos às notícias. Em meio à onde de protestos que tomaram conta dos Estados Unidos (e do mundo) nos últimos dias, atrizes de Riverdale utilizaram suas redes sociais para cobrar mais responsabilidade quando o assunto é representatividade na série. Vanessa Morgan, que interpreta Toni Topaz, divulgou um texto em que aponta a forma errônea que as pessoas negras são retratadas na indústria e na cultura. Veja:

“Cansada de como pessoas negras são retratadas na mídia, cansada de nós sermos retratados como bandidos, perigosos, ou pessoas nervosas e assustadoras. Cansada de nós também sermos usados como ajudantes não-dimensionais para nossos protagonistas brancos. Ou simplesmente utilizados nas propagandas para diversidade, mas não fazer parte do programa de verdade. Começa com a mídia. Não vou mais me calar”

Os comentários da postagem renderam apontamentos importante, mas um deles chamou atenção por mencionar de forma irônica como Toni, uma personagem negra e LGBT, é a única responsável por “dobrar” a representatividade na série. A atriz respondeu o comentário revelando que além de ser a única personagem negra do elenco fixo é também a que recebe o menor salário.

“Imagine que eles vão chamar muito mais atenção porque você é parte de um enredo LGBT também, dobrando a diversidade – QUE DOBRASSEM SEU PAGAMENTO, NA MINHA OPINIÃO
“Risos, pena que sou a única personagem regular negra, mas recebo menos que todos. Garota, eu poderia continuar por dias”

Pouco tempo depois da publicação, a atriz Asha Bromfield, que interpreta Melody Jones, manifestou seu apoio à colega de elenco. Melody é uma das integrantes do Josie and the Pussycats na série, um grupo musical composto por três garotas negras, mas que infelizmente recebeu pouco destaque e acabou deixando de aparecer em Riverdale.

“Não posso nem começar a falar sobre como Riverdale tratou as Pussycats. Tínhamos muito mais a contribuir do que ficando no fundo e adicionando ousadia ao enredo. Estou contigo.


Não podemos nos enganar e acreditar que este é um caso isolado. Esta é a regra em grandes empresas, tanto no mundo dos negócios quanto no entretenimento. O assassinato de George Floyd é resultado de uma sociedade doente que pune os que estão mais à margem do nosso sistema e questões como a falta de representatividade, pagamento desigual entre pessoas que desempenham a mesma função são sintomas que caminham para a violência policial, o encarceramento em massa da população negra e o apagamento da história do povo negro.

Isso não pode mais acontecer e nós não podemos aceitar.


Veja esse vídeo aqui também:


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.