Representatividade: é inegável que exista um impacto social quando fazemos as pessoas se sentirem vistas
Atriz de Thor: Love and Thunder, Tessa Thompson reforçou a importância que a representatividade tem nos principais blockbusters de super-herói. Intérprete da Valquíria, primeira personagem abertamente LGBTQI+ do MCU, a atriz afirmou em um quadro da Variety que a diversidade tem um impacto considerável no público que consome esses filmes ao redor do mundo.
“Esses filmes viajam o mundo todo e de maneiras gigantescas e, se você representar pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+ nesses filmes, é muito importante”, contou a atriz ao comediante Ramy Youssef. “É importante para todo, mas especialmente para os mais jovens, assistir essas coisas e encontrarem projeções de si mesmos“.
Tessa ainda contou que está animada para o futuro de Valquíria na Fase 4 do MCU, já que outras barreiras de representatividade proderão ser quebradas nesses longas. “Existem tantos personagens queer nos quadrinhos e eles merecem um lugar nas grandes telas“. Confira a conversa completa:
A importância da representatividade vai para além de uma presença em cena, principalmente, porque ela tem como resultado a construção da subjetividade e identidade de grupos e indivíduos que são historicamente marginalizados. O que isso significa? Significa que a representatividade não é apenas a organização de grupos buscando que seus interesses sejam representados e garantidos, mas é sobretudo parte da formação do que é o indivíduo a partir de uma ideia que é coletiva e que honra sua história como integrante da sociedade.
Thompson tem retorno confirmado para o quarto filme do Deus do Trovão, Thor: Love and Thunder, assim como Chris Hemsworth e Natalie Portman. Especulações recentes também apontaram para a escalação de Christian Bale em um papel ainda não revelado. A estreia está marcada para 18 de fevereiro de 2022.