A Cinco Passos De Você (Five Feet Apart): crítica sem spoilers

A Cinco Passos De Você/Paris Filmes/Reprodução
A Cinco Passos De Você/Paris Filmes/Reprodução

Direção: Justin Baldoni
Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias, Kimberly Hebert Gregory, Parminder Nagra, Claire Forlani e Sophia Bernard.
Duração: 1h56min

A cinco passos de você é um filme da Paris Filmes estrelado por Cole Sprouse (Will Newman) e Hayley Lu Richardson (Stella Grant).

O longa conta a história de dois jovens com Fibrose Cística, que é uma doença genética sistêmica que afeta os sistemas digestivo, respiratório e as glândulas sudoríparas e acaba produzindo substâncias mais espessas e de difícil eliminação. Ainda não há cura para ela, só tratamentos para reduzir os sintomas. Uma das soluções encontradas é a realização de um transplante de pulmão ou do órgão afetado.

No filme, os dois adolescentes se conhecem em um hospital durante o tratamento da doença. Mas pacientes que têm fibrose cística não podem se aproximar muito de outras pessoas com a mesma doença, porque o sistema imunológico fica enfraquecido e mais suscetível a ser contaminado por bactérias acarretando em uma piora no quadro clínico do paciente.

Will tem um cenário um pouco mais grave por possuir uma bactéria chamada B CEPACIA, ela se espalha rapidamente pelo corpo e agrava o caso de paciente com fibrose cística, por causa desta infecção ele não está na lista prioritária para transplante de pulmão. Stella é uma menina bem focada em seu tratamento e, conforme o longa vai desenvolvendo melhor a personagem, nós vamos percebendo que ela se sente culpada por uma série de acontecimentos em sua vida, principalmente pela morte de sua irmã, por esse motivo ela tenta a todo custo seguir o tratamento para conseguir um transplante.

A estética do filme é muito bem trabalhada para seguir o propósito apresentado, em várias cenas vemos as duas personagens em lados opostos da tela e um extenso espaço vazio entre elas. As duas personagens também possuem personalidades bem diferentes, Stella é comunicativa, conhece todos à sua volta, compartilha suas experiências na internet com vídeos mostrando sua rotina, ela é organizada com seu tratamento e sabe qual seu objetivo. Já Will só está em tratamento por conta da mãe, não segue as prescrições médicas e, claramente, não tem a mesma vontade de lutar por uma solução como Stella tem. Porém, há um balanceamento no encontro entre as duas personagens, porque ao mesmo tempo em que Stella é muito esperançosa, Will é mais pé no chão. Os dois encontram no relacionamento um meio termo que é a realidade.

A Cinco Passos De Você/Paris Filmes/Reprodução

O longa segue a trilha de vários outros romances do gênero, e é quase impossível não associar o enredo à “Culpa é das Estrelas”. Ambos os filmes são romances de adolescentes que possuem doenças muitos complicadas e que exigem uma maturidade maior do que a que eles podem ter. A diferença é que o filme anterior, inspirado no livro de John Green, é muito mais complexo em termo de dramas enfrentados em tal situação. Nele, existem várias camadas e núcleos narrativos muito bem desenvolvidos, como a situação enfrentada do ponto de vista dos pais, a tentativa de viver uma vida como qualquer outra pessoa da mesma idade, a perda de amigos que também estavam em tratamento, etc. Em “A Cinco Passos de Você”, esses assuntos também aparecem, mas não são tão bem aprofundados como em “A Culpa é das Estrelas”, muitas vezes banalizando várias situações que são extremamente importantes. Por exemplo, o isolamento do Will, a sua falta de esperança, falta de vontade de viver, todas estas são questões que deveriam ser acompanhadas de perto por um psicólogo, mas no longa ninguém parece notar.

Apesar de todos esses pontos levantados, o filme funciona como um todo. A trilha sonora é muito fofa e agrega várias sensações às cenas, “don’t give up on me” do Andy Grammer é linda, “Close To Me” da Ellie Goulding com o Diplo e o Swae Lee também é perfeita para o longa. Além disso, os dois atores têm bastante química e fazem o romance funcionar mesmo sem o contato físico das personagens. Temos também a participação de Moises Arias, como Poe, melhor amigo de Stella. Para quem não lembra, ele era o Rico em Hannah Montana.

Eaí, já assistiu ao filme? Conta para gente o que achou nos comentários!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.