Game of Thrones: S08E05 | Arya e o cavalo branco

Game of Thrones/HBO/Reprodução

O cavalo branco que Arya encontra no final do episódio pode ser muito simbólico para o final da temporada

Tudo bem… Este último episódio pode estar longe de ser o que a gente esperava. Ainda que tenha sido muito legal do ponto de vista visual, quando paramos para pensar no roteiro, ou em como as coisas foram desenvolvidas até aquele ponto, acabamos decepcionados. No entanto, é impossível não se agarrar a qualquer chance de as coisas não estarem completamente perdidas…

Bom, algo que deixou todo mundo intrigado foi a cena final do episódio, onde, em meio às cinzas, Arya acorda e encontra um cavalo branco ainda vivo. Alguns acreditam que este era o mesmo cavalo que Harry Strickland, líder da companhia dourada, estava usando antes das forças inimigas serem exterminadas (junto com toda a cidade!). Outros fãs teorizam que Bran Stark estaria ‘wargando’ o animal e chegou até aquele lugar para salvar a irmã, pois ela ainda teria um objetivo pendente.

Game of Thrones/HBO/Reprodução

O simbolismo do cavalo branco

Os cavalos brancos representaram diferentes coisas na mitologia. Em algumas histórias, eles são associados à figuras heroicas, como Pégaso, o cavalo de Hércules, ou Shadowfax, o cavalo que Gandalf monta em Senhor dos Anéis.

Porém, a hipótese que mais tem ganhado força nos últimos dias é a de que o cavalo pode ter um significado simbólico ligado à morte. No livro da Revelação (ou Apocalipse) na bíblia, os quatro cavaleiros do apocalipse montam cavalos de cores diferentes, e a morte cavalga em um “pale horse” (em português “cavalo pálido”). A passagem diz:

“Olhei, e diante de mim estava um cavalo pálido. Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Inferno o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra”


(Apocalipse 6:8)

Até o que vimos aqui, Game of Thrones apresentou os cavalos brancos como animais montados por heróis. Ned Stark montou um na primeira temporada e Khal Drogo deu um para Daenerys no começo da série: um desses heróis foi decapitado e outro foi capaz de matar milhares de pessoas inocentes. Em ambos os casos a temática da morte está presente e, neste ponto, a série surpreende subvertendo o topos da simbologia.

Game of Thrones/HBO/Reprodução

Assim, muitos entenderam que no momento em que Arya montou no cavalo, ela se tornou o próprio precursor da morte, a força que irá parar a Rainha Targaryen e colocar um fim na Guerra dos Tronos.

No entanto, esse não foi o único cavalo branco que apareceu no episódio. Mais cedo, uma jovem que Arya tenta proteger é vista segurando um cavalo branco de brinquedo, depois ele e a menina aparecem carbonizados junto com a mãe.

Game of Thrones/HBO/Reprodução

Esses fatos podem contribuir para toda a construção do simbolismo do cavalo branco no episódio, podendo significar tanto a perda da inocência, já que ele está coberto de lama e sangue, contrastando o ideal da cor branca com o caos que tomou conta dos acontecimentos e que foi ocasionado pela Mãe de Dragões, quanto a própria encarnação da morte.

Por fim, vale lembrar que, nos livros que inspiraram a série, podemos encontrar uma outra figuração. Quaithe (que você pode se lembrar da segunda temporada de GOT) fala com a rainha na Dança dos Dragões e a adverte:

“As velas de vidro estão queimando. Logo virá a égua pálida e depois dela os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomineiro. Não acredite em nenhum deles. Lembre-se dos imortais. Cuidado com o senecal perfumado.”

Arya teria algo a ver com essa profecia? Não temos como saber até o próximo episódio e os próprios showrunners já demonstraram, através de uma fala de Jon neste último episódio, que não gostam das profecias. Mas vale lembrar que mesmo Melisandre já alertou que Arya mataria alguém com olhos verdes e sabemos que Cersei já está morta.

A oitava temporada de Game of Thrones vai ao ar no domingo às 22h e simultaneamente no serviço de streaming da HBO go.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.