Jogos Vorazes | Snow será protagonista do prequel

Jogos Vorazes | Snow será protagonista do prequel
Lionsgate/Divulgação

Romance de Suzanne Collins explorará passado do vilão

The Ballad of Songbirds and Snakes, vindouro prelúdio de Jogos Vorazes, teve seu protagonista revelado. O novo livro de Suzanne Collins será estrelado pelo vilão Coriolanus Snow, interpretado nas adaptações cinematográficas por Donald Sutherland. No romance, ao invés do senhor impiedoso que é mostrado na trama principal, ele será um adolescente nascido em berço de ouro que busca criar seu próprio legado.

A história será 64 anos antes dos primeiros livros, contando uma trama dos “Dias Sombrios”, um período 10 anos depois da guerra mas antes que Panem atingisse seu auge. Segundo a autora, a obra “explorará o estado de natureza, quem somos e o que percebemos ser necessário para nossa natureza”.

A informação foi divulgada pela Entertainment Weekly que também compartilhou um trecho inicial da obra de Collins. Confira aqui (em breve, vamos disponibilizar uma tradução nossa).

Possivelmente, Coriolanus Snow é a pior personagem que poderiam escolher. Existem tantas coisas do passado dos jogos vorazes que gostaríamos de conhecer. Por exemplo, como aconteceu a rebelião que obrigou o distrito 13 a viver no subsolo, o passado de Haymitch ou até mesmo os Jogos Vorazes de Finnick Odair.

Com a nossa realidade se aproximando cada vez mais de um mundo distópico, parecia relevante continuar abordando regimes totalitários na literatura. No entanto, a EW revelou que a história terá o foco na adolescência de Snow, que ao invés do que foi mostrado na saga principal, é alguém amigável e charmoso muito distante de quem sabemos que ele irá se tornar.

Jogos Vorazes | Snow será protagonista do prequel
Lionsgate/Divulgação

Para constar, caso tenha sido esquecido, o presidente Snow é o líder do regime totalitário que cria os Jogos Vorazes – você sabe, o evento que é responsável pela morte de inúmeras crianças há mais de 70 anos. Além disso, ele usa essas crianças como escudos humanos, é responsável por por tráfico sexual dos vencedores dos Jogos e, é claro, é um ditador e assassino tirânico. Essa escolha é um daqueles ganchos de prequel que parecem funcionar no papel, mas assim como a série de prequels de Star Wars com Anakin/Darth Vader, nem sempre precisamos saber exatamente como alguém passou de herói a vilão.

Sem mencionar que não há nada no passado de Snow que possa apagar os horrores que ele cometeu. Por que não usar essa série prelúdio para lidar com outras pessoas oprimidas que foram afetadas pela Capital e sofreram miseravelmente durante tanto tempo? Em vez disso, revisitamos a história de um homem branco privilegiado que se volta para o mal por … razões explicáveis?

Embora seja certo que há pessoas empolgadas com esse conceito, não conseguimos deixar de lado o fato de que havia muitos outros lugares mais interessantes para essa história explorar. Se aprendemos alguma coisa nos últimos anos, é que priorizar privilegiados nas mídias não livra ninguém da fogueira. Tudo isso dá a eles mais espaço. Snow já era um personagem bastante interessante no livro, e quando Alma Coin foi introduzida no terceiro volume da série, a história conseguiu fazer uma narrativa de “ambos os lados”, mostrando que a rebelião de Coin era tão cruel quanto o governo totalitário de Snow.

Não estamos surpresos nem desapontados. Desejamos ressaltar apenas que está é uma maneira muito fraca de dar continuação a uma série que conseguiu se manter relevante tantos anos após seu lançamento, se não mais.

“nervos à flor da pele por conta do fato de que o prequel de Jogos Vorazes será sobre o presidente Snow quando Haymitch estava bem ali … decepcionado, mas não surpreso”
“Eu quando descubro que o presidente Snow adolescente será o protagonista da nova série de Jogos Vorazes”

O lançamento de The Ballad of Songbirds and Snakes está marcado para 19 de Maio de 2020, nos Estados Unidos. No Brasil, o livro de Suzanne Collins será publicado pela Editora Rocco, mas ainda não recebeu título em português nem data de publicação confirmada.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.