John Boyega, de Star Wars, faz discurso sobre George Floyd em protesto

John Boyega, de Star Wars, faz discurso sobre George Floyd em protesto
Daniel Leal-Olivas/AFP

Ator de Star Wars se torna presença poderosa em protesto antirracista

John Boyega foi uma força importante no protesto antirracista que ocorreu hoje (03) no Hyde Park de Londres, um dos primeiros grandes eventos da cidade em resposta à morte de George Floyd sob a custódia da polícia de Minneapolis.

O ator que interpreta Finn na última trilogia de Star Wars, um feroz defensor do movimento Black Lives Matter, falou com milhares de pessoas reunidas no Hyde Park para o protesto da tarde e juntou-se a manifestantes na rua enquanto marchavam para a residência do primeiro-ministro Boris Johnson, com helicópteros circulando à frente e o tráfego – buzinando e apitando em apoio – parado.

“Eu estou falando isso do meu coração. Olha, eu não sei se terei uma carreira depois disso, mas f***, disse o ator. 

Agarrado a um megafone, Boyega se entregou a liderança de um coro de manifestantes exigindo justiça por Belly Mujinga – um oficial de passagem ferroviária negro que morreu de coronavírus depois de ser contaminado por um passageiro que cuspiu nele.

O ator continuou seu discurso: “Este é um momento em que somos uma representação física da nossa mentalidade, de nossa ideia compartilhada de que vidas negram importam. Nós temos direito a uma vida balanceada e saudável. Somos uma representação física de nossa unidade e é muito importante neste momento que nós estejamos juntos em mente, espírito e corpo. Hoje é sobre pessoas inocentes que estavam no meio de seu processo, nós não sabemos o que George Floyd poderia ter conquistado”.

Todas as pessoas negras aqui se lembram de quando uma pessoa te lembrou de que você era negro. Eu preciso que vocês entendam quão doloroso isso é. Preciso que vocês entendam quão doloroso é ser lembrado todos os dias de que sua raça não significa nada”.

Confira imagens da manifestação:

George Floyd, um homem negro de 46 anos, morreu depois que um policial branco apoiou o joelho em seu pescoço por mais de oito minutos na cidade de Minneapolis, em 25 de maio de 2020. A ação foi filmada e o vídeo se espalhou rapidamente pelas redes sociais. A brutalidade da ação gerou uma onda de protestos ao redor do mundo, inclusive no Brasil.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.