Justiça determina que especial de natal do Porta dos Fundos seja retirado do ar

Justiça determina que especial do Porta dos Fundos seja retirado do ar
Netflix/Divulgação

Decisão liminar – provisória – atende a pedido feito pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura

Hoje (08), a Justiça do Rio de Janeiro determinou através de uma decisão liminar provisório que o especial de natal do Porta dos Fundos seja retirado da Netflix.

A produtora Porta dos Fundos tem sido criticada nas redes sociais por vários grupos cristãos pela maneira como retratou Jesus no programa de humor disponibilizado recentemente na plataforma de streaming. O filme – intitulado Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo, insinua que Jesus teve uma experiência homossexual após passar 40 dias no deserto.

O desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acatou a um pedido da associação católica Centro Dom Bosco de Fé e Cultura que, em primeira instância e durante o Plantão Judiciário, havia sido negado.

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, comentou ao O Globo que se trata de um caso de censura e será derrubada pelos tribunais superiores. Para ele, a decisão de retirar o vídeo não tem amparo na Constituição. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, também se posicionou contra a decisão.

“A Constituição brasileira garante, entre os direitos e garantias fundamentais, que ‘é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença’. Qualquer forma de censura ou ameaça a essa liberdade duramente conquistada significa retrocesso e não pode ser aceita pela sociedade”, declarou Cruz em nota.

Até o momento a Netflix e o Porta dos Fundos ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Vale lembrar que, no mês passado, a sede da produtora responsável pelo filme sofreu um atentado no qual duas bombas caseiras foram atiradas no local. Não houve feridos.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.