The Mandalorian | Diretor compartilha arte do bebê Yoda

The Mandalorian: Doretor divulga imagem do bebê Yoda
(Lucas Film/Divulgação)

Um dos fatos mais comentados de hoje foi a divulgação da arte do bebê Yoda, inclusive já temos memes, veja:

Qual a espécie do bebê Yoda, afinal?

Bom, há tanta coisa que não sabemos sobre esse personagem, incluindo informações a respeito de sua espécie e se ela está ou não diretamente relacionada ao mestre Jedi Yoda. Nem mesmo o nível incrivelmente alto de fofura do bebê Yoda pode desviar a atenção destas questões, então, coletamos alguns dados para ajudar a gente a entender qual é a deste nenê.

Cortesia do poder da exposição, os dois primeiros episódios de The Mandalorian revelaram apenas algumas coisas sobre o bebê Yoda. Tecnicamente, ele é referido como “The Child” na série e dentro do cânone de Star Wars. Para os propósitos de nossa investigação, essa gracinha ainda será chamada de bebê Yoda. The Mandalorian também nos revelou que o bebê tem 50 anos, possui a Força, é carnívoro e, assim como Yoda e, provavelmente, tem visões ativadas em seu cérebro. Além disso, de alguma forma, ele acabou no planeta Arvala-7, onde é recuperado pelo Mandolarian e está sendo procurado pelo sombrio Doutor Pershing (Omid Abtahi), que está trabalhando com The Client (Werner Herzog), por razões igualmente desconhecidas.

Finalmente, sabemos que o bebê Yoda está de alguma forma ligado ao Yoda real, que morreu cinco anos antes dos eventos de The Mandalorian em Star Wars: Episódio VI – O Retorno dos Jedi. Como o Yoda nenê é definitivamente da mesma espécie que o Yoda, faz sentido que o bebê Yoda ainda seja muito pequeno apesar de ter 50 anos (Yoda morreu quando tinha 900 anos).

O criador de Star Wars, George Lucas, revelou certa vez em uma entrevista para o Moviefone, em 2005, que Yoda foi criado quando ficou claro o ótimo desempenho de Alec Guinness como o Obi-Wan Kenobi original em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, ele era o mentor de Luke Skywalker, mas realmente não fazia muito mais, ainda faltava alguém para preencher esse vazio narrativo. Assim, Yoda foi criado, segundo Lucas, a origem da sua espécie sempre foi obscura para ele:

“A verdade sobre Yoda é que, no filme original, Obi-Wan foi até o final e Yoda não existia. Quando começamos a filmar, percebi que quando chegou o fim da batalha, Obi-Wan não tinha nada a fazer além de sentar e assistir a batalha, assim como a princesa Leia e, no próximo filme, ele basicamente se sentou e ensinou Luke a como usar a Força e essas coisas. […] Então, eu precisava de algo e criei o Yoda, que tem dois pés de altura, grande com orelhas verdes. Mas, para ser sincero com você, nunca descobri de onde ele veio, como é chamada a sua espécie (nem sequer tem nome) e talvez tenha origem em algum lugar, mas não sei onde é. Então ele é um personagem misterioso, ele é um personagem mágico, ele não tem formação e foi construído assim mesmo. Ele é o estranho subversivo, secreto e misterioso que entra no filme e sai no final”.

Tudo o que sabemos a respeito da espécie “Yoda” é que ela é rara. Antes do bebê Yoda surgir, o único personagem parecido com ela foi Yaddle, uma mestre Jedi que fazia parte do Conselho Superior Jedi. Por causa da existência de Yaddle e da morte de Yoda com a idade avançada de 900 anos – além do fato de que Yoda e Yaddle eram mestres Jedi – sabemos que suas espécies têm (pelo menos) dois sexos, são muito sensíveis à força e envelhecem muito, muito mais lento que outras espécies da galáxia. A idade e a sensibilidade à força já são evidentes no bebê Yoda e até vimos ele usá-la no episódio 2 de The Mandalorian, o que significa que suas habilidades só continuarão a crescer.


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.